Image


    LOCKING CHESS
    MANUAL TÉCNICO


    Cadastre-se e receba por e-mail nosso e-book!




    As Regras Oficiais do LOCKING CHESS

    ANTES DE COMEÇAR: se você nunca jogou xadrez, primeiro aprenda as suas regras básicas. Depois de conhecer os fundamentos, você estará pronto para jogar LOCKING CHESS!

     

    As Brancas sempre começam a partida.

     

    OBJETIVO

    Dar xeque-mate ou LOCK-MATE no Rei adversário.

     

    PEÇAS

    08 peões, 02 Bispos, 02 Cavalos, 02 Torres, 01 Dama e 01 Rei para cada jogador.

    É recomendável usar peças cúbicas de xadrez, semelhantes ao modelo Bauhaus, para facilitar movê-las e equilibrá-las rapidamente umas sobre as outras. Peças Staunton e de modelos clássicos podem ser adaptadas para permitir essa sobreposição dinâmica.

     

     

    REGRAS DAS SOBREPOSIÇÕES

    1. No LOCKING CHESS, as peças no nível do tabuleiro podem se sobrepor (subir e se assentar) às suas próprias peças de acordo com o seu movimento de captura. Uma peça no nível do tabuleiro, em todas as fases da partida, pode se sobrepor somente às peças da sua cor. Uma vez sobrepostas, as peças podem se mover normalmente sobre as demais que estão no nível do tabuleiro, sejam da sua cor ou do adversário.

     

     

    2. A SOBREPOSIÇÃO DO PEÃO:

    O peão é a única peça cujo lance de captura diagonal é diferente do seu movimento de avanço. Assim, o peão branco na sua casa inicial a2, por exemplo, pode se sobrepor a qualquer peça da sua cor que esteja nas casas a3, a4 ou b3 no seu primeiro lance.

     

     

    Já um peão das Brancas sobreposto em d4, por exemplo, pode avançar e descer para casa c5, d5 ou e5 que estiver vazia, ou avançar e se sobrepor a qualquer peça, seja da sua cor ou do adversário, que estiver no nível do tabuleiro em uma destas mesmas casas.

     

     

     

     

     

     

    Este peão das Brancas sobreposto a outra peça da sua cor em d4, ainda como exemplo, poderá capturar a peça adversária que também estiver sobreposta em c5 ou e5 (vide REGRAS DAS CAPTURAS).

     

     

     

    3. Uma peça em cima de outra peça é uma PEÇA SOBREPOSTA. Uma peça sobreposta à outra peça da sua cor é considerada uma Sobreposição IGUAL. Se sobreposta a uma peça adversária é uma Sobreposição OPOSTA. Uma peça embaixo de outra peça é uma peça PRESA (“LOCKED”).

    4. Máximo de uma sobreposição por peça no nível do tabuleiro.

    5. Uma PEÇA SOBREPOSTA, de acordo com o seu movimento, pode se deslocar uma ou várias casas sobre as próprias peças e as do adversário que estiverem no nível do tabuleiro. E pode descer delas a qualquer momento para voltar ao nível do tabuleiro. Ao aterrissar sobre uma peça sua ou do adversário no nível do tabuleiro irá “prendê-la” ali, impedindo assim o seu movimento, mas não a sua captura (vide REGRAS DAS CAPTURAS).

    6. PEÇAS SOBREPOSTAS NÃO podem pular por cima (com exceção dos Cavalos) e nem aterrissar sobre outra peça já sobreposta (vide Regra 4).

    7. Quando uma PEÇA SOBREPOSTA se move, seja descendo e voltando para o nível do tabuleiro ou se sobrepondo a outra peça, a peça que estava embaixo dela ficará “livre”. E as peças no nível do tabuleiro que ficarem “livres” podem se mover, capturar ou se sobrepor, e serem capturadas ou sobrepostas/presas novamente.

    8. Qualquer PEÇA SOBREPOSTA, incluso o Rei, pode aterrissar sobre e “aprisionar” o Rei adversário se este estiver no nível do tabuleiro. Peças no nível do tabuleiro e sobrepostas também podem “aprisionar” o seu próprio Rei que estiver no nível do tabuleiro sobrepondo-se a ele, deixando-o, assim, igualmente vulnerável ao xeque.

    9. O Rei no nível do tabuleiro NÃO pode subir e se sobrepor a uma peça amiga na casa ao lado do Rei sobreposto adversário, mas pode se mover para a casa ao lado do Rei sobreposto adversário e lhe dar xeque se a peça embaixo do Rei adversário é de Sobreposição IGUAL. E um Rei sobreposto também NÃO pode se mover para uma peça ao lado do Rei sobreposto adversário e nem descer para uma casa ao lado do outro Rei no nível do tabuleiro (vide REGRAS DO XEQUE-MATES).

    10. PROMOÇÃO: quando um peão chega à primeira fileira do seu adversário, mesmo se sobrepondo a uma peça sua ou do adversário naquela casa, é imediatamente promovido à Dama, ou Torre, ou Cavalo ou Bispo, de acordo com a decisão do enxadrista.

    Se optar em promover um peão sobreposto para Dama ou subpromovê-lo para Torre, Cavalo ou Bispo, e houver uma peça amiga ou adversária abaixo dele na sua fileira e casa de promoção, incluindo um dos Reis, esta peça ficará presa.

    E se um peão no nível do tabuleiro capturou uma peça adversária presa em uma Sobreposição OPOSTA na sua fileira de promoção, será promovido imediatamente e essa nova peça recém-promovida ficará presa no lugar da peça que capturou.

     

     

     

    REGRAS DAS CAPTURAS

    1. Peças no nível do tabuleiro podem capturar tanto as peças do adversário que estiverem nesse nível quanto as duas peças em Sobreposição IGUAL do adversário!

    2. Somente um peão livre no nível do tabuleiro (ou seja, sem peça sobreposta a ele) pode capturar en passant.

    3. É permitido a uma peça no nível do tabuleiro capturar as peças do adversário que estiverem “presas” embaixo de uma peça em Sobreposição OPOSTA. Então, essa peça que fez a captura tomará o lugar da peça capturada e ficará “presa” embaixo da sua própria peça em uma Sobreposição IGUAL.

    4. O Cavalo é a única peça que, estando no nível do tabuleiro, pode capturar a peça em Sobreposição OPOSTA do adversário que estiver no topo. E se forem peças em uma Sobreposição IGUAL, então ambas serão capturadas pelo Cavalo.

    5. O Cavalo é também a única peça que, estando sobreposta a uma peça da sua cor, pode capturar a peça do adversário que estiver livre no nível do tabuleiro.

    6. Peça em Sobreposição OPOSTA só pode ser capturada por outras peças sobrepostas ou por um Cavalo no nível do tabuleiro. Ao capturar a peça no topo e tomar o seu lugar, a peça embaixo continuará “presa”.

     

     

     

     

    7. Quando uma PEÇA SOBREPOSTA capturar as duas peças em Sobreposição IGUAL do adversário, ocupará a sua casa retornando, assim, ao nível do tabuleiro. Uma peça no nível do tabuleiro também pode capturar simultaneamente as duas peças em Sobreposição IGUAL do adversário.

    8. Uma peça, seja no nível do tabuleiro ou sobreposta, NÃO poderá se sobrepor ao seu Rei se houver uma peça sobreposta do adversário capaz de capturá-las nessa Sobreposição IGUAL.

     

     

    LANCES ESPECIAIS

    SOBREPOSIÇÃO EN PASSANT (sep): é uma lei do LOCKING CHESS que permite uma exceção da sobreposição do peão. No avanço inicial de duas casas do peão, caso haja um peão adversário sobreposto na coluna adjacente e na mesma fileira, este pode se sobrepor ao peão movido e “prendê-lo” na casa que ele saltou.

     

    …a4  b4-a3 sep

     

    Esta regra especial extra no LOCKING CHESS evita que um peão utilize o avanço inicial de duas casas para passar ao lado de um peão sobreposto do adversário sem ser sobreposto e “preso”.

    Assim como na captura en passant, a Sobreposição EN PASSANT deve ser feita imediatamente após o peão ter avançado duas casas.

    Se o jogador decidir não fazer a Sobreposição EN PASSANT perderá o direito de fazê-la posteriormente. Como qualquer outro lance, se a Sobreposição EN PASSANT for o único movimento válido restante, deverá ser feita.

     

    CASTLOCK: além do roque tradicional, no LOCKING CHESS há a alternativa do “CASTLOCK”, uma jogada especial nova com a movimentação do Rei e uma das Torres em um único lance.

    O movimento consiste no deslocamento lateral do Rei na primeira fileira em duas casas na direção da Torre com a qual desejar “rocar”, e a Torre escolhida se sobrepõe ao Rei após o “salto”. Os objetivos são proteger o Rei, tirando-o do centro, melhorar a posição e/ou dar xeque se o Rei adversário estiver sobreposto ou “aprisionado” em uma Sobreposição IGUAL na mesma coluna da Torre.

    Como no roque tradicional, há dois tipos de CASTLOCK: o CASTLOCK Grande (quando realizado com a Torre mais afastada, a da ala da Dama) e o CASTLOCK Pequeno (quando feito com a Torre mais próxima, a da ala do Rei).

    As demais condições para se permitir o CASTLOCK são as mesmas do roque tradicional, com o acréscimo de que a Torre, ao se sobrepor ao Rei (Sobreposição IGUAL), NÃO fique na mira do ataque de uma peça adversária sobreposta (vide REGRAS DAS CAPTURAS).

     

    CASTLOCK Pequeno, representado nos sistemas de notação como O-O

     

     

    CASTLOCK Grande, representado nos sistemas de notação como O-O-O

     

     

     

    REGRAS DOS XEQUE-MATES

    1. Quando um Rei “livre” — ou seja, no nível do tabuleiro e sem sobreposição — estiver em xeque e não houver como se sobrepor a uma peça da sua cor, escapar para outra casa, capturar, prender ou bloquear a peça atacante, será xeque-mate normal.

    2. Um Rei “aprisionado” no nível do tabuleiro, embaixo de uma peça da sua cor (Sobreposição IGUAL), está sujeito ao xeque. E se for atacado e não houver como prender, capturar ou bloquear o xeque, será “LOCK-MATE!”, ou seja, um xeque-mate com o Rei imobilizado!

    3. Um Rei “aprisionado” no nível do tabuleiro, com qualquer peça inimiga (incluso o Rei do adversário) sobreposta a ele, também estará vulnerável ao “LOCK-MATE!”

     

    Bc3# — Exemplo básico de um LOCK-MATE!

    Bispo se sobrepõe ao peão da sua cor em c3 para atacar Rei preso em uma sobreposição igual em g7.

     

     

    Bc3# — Outro exemplo de um LOCK-MATE!

    Bispo ataca Rei preso em uma sobreposição oposta.

     

     

    4. Caso um Rei “refugiado” em cima de uma peça da sua própria cor (Sobreposição IGUAL) fique em xeque por uma peça do adversário no nível do tabuleiro, e não houver como descer, escapar, prender, capturar ou bloquear o ataque, será um MATE REFUGIADO.

    5. Caso um Rei “refugiado” em uma Sobreposição OPOSTA fique em xeque por uma peça sobreposta do adversário ou por um Cavalo do adversário no nível do tabuleiro, e não houver como descer, escapar, prender, capturar ou bloquear o ataque seguinte, também será MATE REFUGIADO.

     

    Bc3# — Mate Refugiado!

     

    6. Um Rei “livre” no nível do tabuleiro pode se mover para a casa ao lado de um Rei sobreposto do adversário em uma Sobreposição IGUAL e lhe dar um xeque à queima-roupa diretamente! E se não houver como este Rei “refugiado” descer, escapar ou prender este xeque com outra peça sobreposta, será o “ROYAL MATE!”

    7. Um Rei “livre” no nível do tabuleiro ou sobreposto a outra peça pode se mover ou descer para a casa ao lado do Rei “aprisionado” do adversário e lhe dar xeque somente se a peça do adversário que eventualmente estiver prendendo o seu próprio Rei não for capaz de prendê-lo sobrepondo-se a ele. Se não houver como salvar o Rei “aprisionado” desse xeque aplicado à queima-roupa por um Rei no nível do tabuleiro, então será o “ROYAL LOCK-MATE!”

     

     

    REGRAS DOS EMPATES “LOCKOUT” E “DEADLOCK

    1. Um Rei “aprisionado” com qualquer outra peça adversária sobreposta a ele, sem estar em xeque e sem outros lances válidos, estará paralisado e, portanto, afogado. Esta situação é chamada “LOCKOUT” e será empate.

     

     

    2. Se o único lance de um Rei “refugiado” que não está em xeque deixá-lo vulnerável ao xeque-mate, estará em “DEADLOCK”, ou seja, afogado, e também será empate.

     

     

    As demais regras de empate (repetição de posição, falta de material e regra dos 50 movimentos) também se aplicam.

    divider

    LOCKING CHESS MANUAL TÉCNICO

    Escrito pelo Inventor e Designer do LOCKING CHESS

    Cadastre seu e-mail para receber o link do e-book LOCKING CHESS MANUAL TÉCNICO e acesse a seção PLANOS para dar início à sua jornada no CLUBE LOCKING CHESS!

    ESPECIALIZE-SE

    Decifrando o Xadrez para Vencer!

    Aprenda as regras oficiais do LOCKING CHESS e a nova teoria ensinada no LOCKING CHESS MANUAL TÉCNICO para começar a jogar e competir em um nível acima dos demais!