Image

LOCKING CHESS é o esporte de estratégia não-tão-abstrato para os Generais e Almirantes da atualidade!

 

O navio de Teseu, guerreiro que matou o Minotauro na mitologia grega, foi progressivamente restaurado ao longo das suas viagens a ponto de muitos duvidarem se seria o mesmo navio…

E se alguém juntasse todas as partes originais do navio que foram trocadas por novas, as restaurasse e montasse outro navio com elas, qual seria o navio original de Teseu?
Este paradoxo pode ser aplicado – e respondido – ao ser transplantado para o navio do xadrez.

É comumente aceito que o xadrez moderno é uma das variantes sobreviventes do antigo Chaturanga, o jogo indiano de tabuleiro com registros desde o século 6. O Chaturanga utilizava peças de pedra ou marfim dispostas em um quadriculado riscado em tábuas de madeira.

Assim, muitos podem se perguntar: seria o xadrez aquele Chaturanga melhorado ao longo dos anos?

A resposta é SIM.

O Xatranje dos persas e árabes, basicamente uma versão modificada do Chaturanga, foi amplamente jogado por quase um milênio. E tanto o Chaturanga quanto o Xatranje foram progressivamente suplantados na Europa, primeiro pelo Xadrez Courier na Alemanha no século 12 e depois por uma variante muito popular na Espanha no século 15 que se internacionalizou e hoje conhecemos como o Xadrez Ocidental moderno.

Após essa rápida história do xadrez, podemos afirmar que o LOCKING CHESS tem todas as qualidades para se tornar o sucessor natural do xadrez.

E aqui um detalhe curioso a respeito da palavra “Chaturanga”, “quatro exércitos” em sânscrito. Na antiga Índia, as guerras eram com carruagens, cavalaria, elefantes e infantaria, as quatro forças militares da época. Mas os milenares textos clássicos hindus também citam um quinto poderio militar composto de sofisticadas aeronaves chamadas “Vimana”!

Este poder de voar das Vimana foi resgatado!

Ao acrescentar a opção das peças de subir e se sobrepor umas às outras, o LOCKING CHESS conquistou o status de um xadrez novo e mais completo.

Imagine uma partida de futebol restrita a passes no nível do gramado, sem os lançamentos de tiros de meta e os lances aéreos de bola com seus cruzamentos, escanteios e voleios ou sem as cabeceadas e os gols acrobáticos de bicicleta?

Pois bem, o xadrez moderno continuava sendo disputado como esse futebol limitado…

O Xatranje, pai do xadrez e filho direto do Chaturanga, ainda representava aquelas quatro formações militares do exército indiano: bigas-carruagens (Torres), cavalaria (Cavalos), elefantes-arqueiros (Bispos) e infantaria-lanceiros (peões). O empoderamento da Dama, combinando os poderes da Torre com o Bispo, o roque e a captura en passant foram modificações posteriores que contribuíram ainda mais para diferenciar o xadrez moderno dos seus ancestrais.

Seguindo esse mesmo processo, finalmente no LOCKING CHESS foi incorporada a quinta formação militar para completar o xadrez com batalhas aéreas e o consequente deslocamento mais rápido das tropas invadindo o acampamento inimigo!

No LOCKING CHESS, as forças aeronaval e submarina equivalem às peças que estão no nível do tabuleiro com alguma peça estrategicamente sobreposta a elas. Embora temporariamente presas e sujeitas à captura, sua influência continua presente. Como se submersas, essas peças estão prontas para virem à tona, bastando ficarem livres a qualquer momento para atuarem de forma decisiva. Dessa forma, o alcance maior de uma peça sobreposta equivale ao de uma avião-caça em um porta-aviões pronto para decolar e atingir o alvo mais vulnerável.

Os comentários estão desativados.