Em qualquer campanha bélica, basta um erro de cálculo para que tudo desmorone. E normalmente na “Arte da Guerra” do xadrez pecamos pelo excesso. Não por acaso, “Échecs” (“xadrez” em francês) também significa “falhar”.
A gafe das pretas no diagrama acima depois de 22.b4 Cxe3?? é um exemplo de “OVERTRAVEL”, um dos erros mais comuns na maioria das partidas e que causa mais derrotas*. Equivale a dar um soco de Boxe inclinando-se muito para a frente e esticando totalmente o braço. Uma vez perdido o equilíbrio, nem sempre haverá outra chance de voltar e recuperar o controle da posição.
O Stockfish e outras engines potentes não cometem “OVERTRAVEL”, pois cada jogada do programa é como apresentar a melhor combinação de cartas à mesa para ganhar imediatamente a rodada. E nas partidas imortais dos gigantes do tabuleiro, os melhores lances são sempre aqueles que não excederam o seu alcance e com o número mínimo deles para completar uma tarefa ou plano.
MENOS É MAIS.
Também é muito comum os enxadristas cometerem “OVERTRAVEL” no LOCKING CHESS, aterrissando suas peças em território inimigo como paraquedistas isolados, atrapalhando os próprios planos e ajudando os do adversário.
Para evitar o “OVERTRAVEL” aplique a manobra predileta de todos os Grandes Mestres: eles sabem que é arriscado enviar um ou dois soldados sozinhos para invadir o terreno inimigo**. Primeiro, eles agrupam três ou mais peças para formar uma pequena tropa ou equipe, uma apoiando a outra, e só então ousam ensaiar uma invasão. Há milhares de exemplos na literatura enxadrística desta manobra de recuar e reposicionar peças até elas se agruparem e se conectarem umas às outras antes de iniciar um ataque fulminante.
Saiba mais sobre como corrigir o erro do “OVERTRAVEL” e aplicar esta e outras manobras táticas no LOCKING CHESS MANUAL TÉCNICO.
* Um exemplo famoso de “OVERTRAVEL” foi o lance 29. … Bxh2 de Bobby Fischer com as Pretas contra Boris Spassky que prontamente o puniu com 30.g3 capturando o Bispo cinco lances depois nesta partida pelo título do Campeonato Mundial em 1972:
www.chessgames.com/perl/chessgame?gid=1044722
** Do mesmo modo, um Cavalo apoiado por apenas uma peça geralmente não terá a sua segurança garantida no LOCKING CHESS.
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