“Certa vez, li uma história sobre a descoberta de uma estranha tribo em algum lugar da bacia amazônica. Um eminente antropólogo lembra que havia alguma evidência de que uma nave espacial de Marte havia pousado na área um ou dois milênios antes. ‘Ótimo,’ exclama o narrador, ‘você está sugerindo que esta tribo é descendente de marcianos?’ ‘Certamente que não,’ retruca o erudito, “eles são o povo original da Terra – nós é que somos os marcianos.’
Reflita que o xadrez é apenas uma variante imperfeita de um jogo que foi ele mesmo uma variante de um jogo germinal cujas origens estão em algum lugar na escuridão do tempo.”
— Do livro THE CLASSIFIED ENCYCLOPEDIA OF CHESS VARIANTS de D.B. Pritchard (2007)
De tempos em tempos uma invenção muda a história do mundo.
Foi assim com o fogo, a roda, a pólvora, os aviões, a televisão e os computadores em rede.
O mesmo acontecia nos jogos: dos rituais dos maias chutando bolas de borracha aos gols de futebol aplaudidos nas copas do mundo foram vários séculos.
No caso do xadrez, tive a oportunidade de criar uma versão revolucionária que completou esse jogo!
LOCKING CHESS.
Criei o LOCKING CHESS em 2022 sem incluir peças exóticas ou alterar seus movimentos, e sem modificar o tabuleiro!
Bastou uma inovação que, por ser tão simples, passou despercebida por muitos durante mais de 1.500 anos: transformar o topo das peças em potenciais casas para onde elas podem subir, se sobrepor e se mover umas sobre às outras.
As consequências de tal criação expandiram exponencialmente a criatividade estratégica típica do xadrez!
Sou um ávido jogador de xadrez, e um instrutor profissional de artes marciais com mais de 30 anos de experiência nesta área. Nas lutas de contato há a possibilidade de um corpo escalar e se sobrepor ao outro para prendê-lo e dominá-lo. Essas antigas técnicas marciais me mostraram que tal habilidade de alavancar as peças poderia – e merecia – ser implementada no xadrez.
E considerando que no passado as batalhas eram em campos abertos e pré-definidos, com os dois exércitos em lados opostos e os Reis-Generais assistindo por trás das fileiras e do alto de uma colina aos seus guerreiros lutando, o xadrez, como a simulação de um conflito entre dois ou mais reinos, estava anacrônico. E os confrontos travados com cavalaria e em trincheiras também não ocorrem mais.
Atualmente estamos presenciando guerras de quinta geração, e elas são diferentes de todas as anteriores.
A tecnologia dos aviões e navios, dos armamentos e dos sistemas de radar e comunicação via satélite, junto com o aperfeiçoamento das instruções recebidas pelos soldados desde a Segunda Grande Guerra, mudou a logística militar para sempre, tornando obsoletas estratégias e táticas preparadas para terrenos estáticos e o combate a pé. Preto e branco não existem no quadrado cinzento dos campos minados dos conflitos atuais. De forma similar, no LOCKING CHESS, a configuração da posição e raio de alcance das peças muda a cada jogada, criando oportunidades e desafios distintos dos convencionais.
O dinamismo de uma partida de LOCKING CHESS impressiona quem joga sua primeira partida com as peças subindo umas sobre as outras!
O objetivo no xadrez é cercar e aprisionar o Rei inimigo antes do golpe fatal do xeque-mate, e para isso os jogadores vão progressivamente construindo e consolidando posições para se tornarem invulneráveis ao ataque do adversário, sitiando, capturando, removendo e sacrificando peças até completar a missão e um dos Reis ser tombado. No LOCKING CHESS esse elemento de estratégia ganhou ainda mais destaque e resgatou o potencial de desenvolvimento das peças se movendo sobre as outras na partida. Agora, em vez de um campo árido e plano, o tabuleiro ganhou a dimensão da altura com um segundo piso que é a matriz do LOCKING CHESS, estimulando os jogadores a pensar acima da caixa, literalmente!
Confira este diagrama adaptado de um puzzle do LOCKING CHESS.
A Torre das Brancas capturou a Dama das Pretas em c3 e este foi seu último erro…
As Pretas jogaram e venceram com um raro LOCK-MATE em seis lances forçados!
Se Brancas jogassem 2.Ra7 (sobrepondo-se ao Rei das Pretas), Pretas jogariam Bd4# e venceriam com um Mate Refugiado!
Se Brancas jogassem Ra6 (sobrepondo-se ao Rei das Pretas), Pretas jogariam Bc4# e venceriam com um Mate Refugiado!
Aterrissagem forçada!
Se Brancas jogassem Ra5 (sobrepondo-se ao Rei das Pretas), Pretas jogariam Bc3# e venceriam com um Mate Refugiado!
Se 5.Ra2, Pretas jogariam Ba2, prendendo o Rei das Brancas e ameaçando LOCK-MATE com Ta1#!
De qualquer maneira o Rei das Brancas acabou preso…
Se 6.e8=D, Pretas jogariam 6… Bxc3# abrindo a coluna b para um LOCK-MATE descoberto com a sua Torre de b1!
O temido ROYAL LOCK-MATE!
Aqui a notação algébrica dos seis lances:
1… Ra7+ 2.Ra5 Rxa6+ 3.Ra4+ Rxa5+ 4.Ra3 Bb2+ 5.Rb3 Bb3 6.Tc2 Rxa4# 0-1
Nesta partida houve riscos de contra jogo e de empate, pois o Rei no LOCKING CHESS é muito ativo e se defende mesmo sozinho, se refugiando ao subir sobre uma das suas peças e se movendo sobre as demais. E esta é apenas uma das inúmeras estratégias e táticas possíveis no LOCKING CHESS!
Uma rápida análise dos diagramas acima será suficiente para perceber que as Pretas controlaram um maior número de “Pontos de Impacto” (casas) ao redor do “Centro de Massa” onde o Rei branco estava desesperadamente se refugiando em busca de um LOCKOUT ou de um DEADLOCK, os mates afogados que empatam no LOCKING CHESS.
Os finais de jogo no LOCKING CHESS são complexos até para os jogadores com vantagem numérica de peças.
Por isso, os jogadores de xadrez refinarão ainda mais suas faculdades visuais e mentais e desenvolverão um senso cinético próprio para prever o movimento das peças onde o Rei pode se refugiar e se proteger.
Todos os jogadores que conhecem as nuances e armadilhas táticas do xadrez clássico terão uma visão muito clara do potencial do LOCKING CHESS para subverter todas as teorias de abertura, meio-jogo e final.
Finalmente, o xadrez pode ser jogado como Sun Tzu, Maquiavel e Clausewitz aconselharam: como uma ARTE LOGÍSTICA DA GUERRA!
Quando o anfiteatro dos gregos foi levado aos palcos e depois às telas do cinema e da TV, os antigos atores renasceram e as histórias por eles interpretadas ganharam novo destaque. Isso aconteceu com todas as peças no LOCKING CHESS!
Nas regras do LOCKING CHESS, os peões no nível do tabuleiro também podem avançar para uma das casas da diagonal à frente se houver uma peça sua na qual eles possam se sobrepor, mudando assim de coluna e fileira. E um peão sobreposto tem mais chances de se promover neste caminho. O Cavalo é a única peça que, estando no nível do tabuleiro, é capaz de capturar uma peça inimiga sobreposta. E um Cavalo sobreposto é também a única peça que captura uma peça inimiga no nível do tabuleiro. Aliás, essa é mais uma característica inovadora do LOCKING CHESS, incentivando os jogadores a criarem novas aberturas e estratégias de meio-jogo, quebrar padrões e assim elevar sempre o nível de dificuldade em cada partida.
Jogar LOCKING CHESS mergulha o cérebro na espiral ascendente de um vórtex mental com infinitos cálculos e análises de possibilidades!
A interação entre as peças que estão no nível do tabuleiro com as que estão sobrepostas evolui o jogo: ao invés de passar horas e mais horas decorando milhares de aberturas e suas variantes principais e secundárias, no LOCKING CHESS a estratégia começa a ser aplicada logo no primeiro lance. A cada jogada, você irá se deparar com um quebra-cabeça traiçoeiro e cheio de possibilidades de derrota ou vitória imediata. Pura arte marcial mental!
Outra vantagem: a maioria das variantes de xadrez, como o CHESS960 de Bobby Fischer, pode ser jogada de forma ainda mais dinâmica no LOCKING CHESS!
Parafraseando a famosa abertura da série STAR TREK:
“O Tabuleiro de Xadrez: a fronteira final. Estas são as viagens do LOCKING CHESS. Sua missão: explorar novos mundos estranhos. Buscar novas estratégias e novos mestres. Ir corajosamente aonde nenhum jogador de xadrez jamais chegou!”
Meus parabéns ao inventor anônimo do xadrez e meu respeito por sua magnífica criação que agora está completa.
Buscar por palavra-chave…
Histórico
- agosto 2023 (2)
- julho 2023 (6)
- junho 2023 (1)
- maio 2023 (3)
- fevereiro 2023 (3)
- julho 2022 (6)