Nos meus estudos da origem e da história do xadrez e suas versões, além das obras clássicas citadas no ebook “LOCKING CHESS MANUAL TÉCNICO” (2023), estes três sites e os livros recomendados dos seus autores e de outros pesquisadores foram essenciais:
1- http://ancientchess.com/index.htm
2- http://history.chess.free.fr
3- www.chessvariants.com
Estão em inglês, mas os links das suas páginas podem ser facilmente traduzidos pelo Google Tradutor.
Foi importante esta análise arqueológica e histórica do xadrez para compreender que ainda faltava a possibilidade de empilhar as peças umas sobre as outras, ocupando a terceira dimensão vazia do tabuleiro!
Considerando que desde o século 6 até o século 20 as peças só se moviam na largura e no comprimento do tabuleiro, faltava lhes acrescentar a possibilidade de subirem e se assentarem umas sobre as outras, com movimentos na altura também. Os Cavalos que movem em “L”, e as Torres que passam por cima do Rei nos roques, já tinham o poder de saltar sobre outras peças. Logo, para completar a terceira dimensão do xadrez, não foi preciso empilhar um tabuleiro sobre outro nem mover as casas de lugar: bastou compartilhar este poder com todas as peças lhes dando a opção de subir sobre uma peça amiga primeiro para depois se mover sobre as demais, sejam suas ou do adversário.
Nasceu assim o LOCKING CHESS!
Jogadas com as peças neste segundo nível do tabuleiro são a matriz deste novo xadrez que recebeu o nome internacional de LOCKING CHESS.
“Locking”, significa “prendendo”, e vem do verbo em inglês “to lock”, trancar. Este termo foi escolhido porque quando uma peça está embaixo de outra, ela está “presa” e, portanto, “locked”.
O topo das peças no nível do tabuleiro se tornaram novas casas para onde as outras poderão ocupar e se mover, criando assim uma jogabilidade dinâmica em dois níveis. E a possibilidade de uma peça se sobrepor a outra e de retornar ao piso térreo do tabuleiro dobraram a quantidade de lances iniciais possíveis, injetaram variáveis inesperadas nos cálculos e ampliaram a notória complexidade do xadrez, da abertura até o final de jogo.
Outra vantagem das sobreposições, além do lance especial da “Sobreposição En Passant” e de um roque extra, o “Castlock”, foram dois novos tipos de xeque-mates, o LOCK-MATE e o MATE REFUGIADO.
O LOCK-MATE ocorre quando um Rei está “preso” sob uma outra peça e não tem como escapar ou se defender de um xeque, e o MATE REFUGIADO quando o Rei está sobreposto sobre outra peça e não tem como fugir de um ataque. E, pela primeira vez, um Rei também pode dar xeque e vencer com o ROYAL LOCK-MATE ou o ROYAL MATE!
Duas novas possibilidades de “stalemate” (empate por afogamento) também surgiram: o LOCKOUT e o DEADLOCK, quando um Rei preso ou sobreposto, respectivamente, não está em xeque mas não tem lance legal.
Este poder da sobreposição possibilita 1.600 primeiros lances iniciais e resgatou a jogabilidade criativa que estava sendo substituída pela memorização de aberturas e suas linhas derivadas. No LOCKING CHESS os jogadores agora podem sentir o mesmo entusiasmo dos pioneiros do xadrez no passado, com mais liberdade para criar novas aberturas e explorar estratégias e táticas inéditas!
Finalmente, um jogador mediano tem chances de vencer jogadores que só memorizam aberturas!
Bem-vindos ao Universo Ilimitado do LOCKING CHESS onde Criatividade e Talento se uniram!
Buscar por palavra-chave…
Histórico
- agosto 2023 (2)
- julho 2023 (6)
- junho 2023 (1)
- maio 2023 (3)
- fevereiro 2023 (3)
- julho 2022 (6)