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PROF. LUCIANO IMOTO
Inventor e designer do LOCKING CHESS

 

JÁ ESTIVE A PONTO DE DESISTIR DO XADREZ.
Não fazia sentido gastar horas e horas memorizando e preparando dezenas de aberturas e linhas derivadas para tentar surpreender o adversário com um lance inesperado fora dos livros…
E engines como o Stockfish, além de favorecerem os trapaceiros nos jogos online e até nos presenciais, já mostraram que para ser um Grande Mestre do xadrez é preciso ter nascido com uma prodigiosa memória fotográfica e ter começado a disputar torneios na infância.
Desconfiei que, assim como eu, havia milhares de outros no mesmo zugzwang lúdico…

JOGAR OU NÃO JOGAR, EIS A QUESTÃO…
Nós, enxadristas, somos artistas marciais combatendo no tabuleiro com todas as nossas forças. Ganhando ou perdendo, sorriremos por dentro porque sabemos que estamos vivos e lutando e isso já vale todo o sacrifício. E lutamos pelo que amamos!
Felizmente, o potencial da inteligência humana beira o infinito (apenas os nossos sentidos são limitados) e o xadrez foi se tornando cada vez mais refinado e sofisticado desde o nascimento do seu avô, o Chaturanga, na Índia há 1.500 anos.
Muitos descartam quaisquer tentativas de melhorar o xadrez como “mais uma outra variante” mas, nesta lógica, o xadrez também é uma variante derivada de outras variantes originárias do Chaturanga…
Algumas das principais mudanças implementadas no passado foram o primeiro lance dos peões uma ou duas casas à frente, o aumento do alcance do Vizir (que se tornou a Dama) e do Bispo e, posteriormente, os roques, a adição da captura en passant e várias modernizações nas regras para converter o jogo em um esporte profissional reconhecido pelo Comitê Olímpico, com restrições de tempo, troféus, patrocinadores, cursos de arbitragem etc.
Todas aquelas mudanças que foram sendo feitas no Chaturanga indiano e no Xatranje dos persas desde milênios visavam otimizar e acelerar o ritmo das partidas. Assim como seus ancestrais, o xadrez ainda estava inacabado e muitos enxadristas perceberam isso, porém nunca encontraram a última peça do quebra-cabeças…

Ela foi encontrada em 2022!

Depois de anos pesquisando as origens e a história do xadrez e suas variantes na internet e em livros clássicos como o excelente “A HISTORY OF CHESS” de H.J.R. Murray e “THE CLASSIFIED ENCYCLOPEDIA OF CHESS VARIANTS” de D.B. Pritchard, uma descoberta me impediu de abandonar o jogo.

 

DO CHATURANGA INDIANO AO CHESS960 DE FISCHER
Empilhar camadas de tabuleiros umas sobre as outras não era a solução porque descaracteriza o conceito do xadrez, bem como criar tabuleiros de formatos estranhos, peças com poderes exóticos ou copiar regras de outros jogos…
E assim como embaralhar a ordem das peças na posição inicial, outros tentaram mover as casas e alterar o posicionamento do tabuleiro. Nenhuma destas modificações foi suficiente…
Existem inúmeros exemplos de tentativas malsucedidas de melhorar o xadrez.
Entendo as boas intenções dos seus autores, mas é muito fácil poluir e bagunçar o tabuleiro clássico.
Todas essas variantes mantiveram o xadrez incompleto porque, desde a sua concepção na Índia, seus inventores nunca suspeitaram de que havia uma outra forma de jogar o antigo xadrez.

 

A TERCEIRA DIMENSÃO
No dia 22 de outubro de 2022, fiz uma simples implementação no xadrez que o reinventou e o atualizou para este século!
O que faltava para completar o xadrez, e isso só não foi tentado antes por ser tão óbvio que passou despercebido, era a TERCEIRA DIMENSÃO.
No mundo físico real, todos os objetos têm e se movem nas três dimensões: largura, comprimento e altura.

E A DIMENSÃO DA ALTURA ERA O QUE FALTAVA AO XADREZ!

O mais difícil foi perceber que o xadrez estava incompleto, e então começar a buscar o “elo perdido” para torná-lo mais divertido e atualizado. E o elemento que chamou a minha atenção estava diante dos olhos de todos: o estranho salto em forma de L do Cavalo.

 

Peça antiga do Chaturanga representando o Cavalo. 

 

Foi graças a este “coringa do xadrez” que encontrei a solução!
Pesquise a história do Cavalo e verá que essa estranha peça é a única que não sofreu nenhuma modificação.
Era como se o Cavalo tivesse nascido pronto para o xadrez!
E faz sentido porque o Cavalo era inevitável. Sem ele, faltaria uma peça capaz de ocupar as casas que as outras peças são muito limitadas para cobrir em posições fechadas. Movimentos somente nas horizontais, verticais e diagonais não seriam suficientes. Apenas o Cavalo pula ao redor de um círculo sobre as peças intermediárias, como se elas nem estivessem lá.

Assim, este poder de salto do Cavalo foi emprestado e adaptado às outras peças permitindo-lhes subir e se sobrepor primeiro a uma peça da sua própria cor e, uma vez sobrepostas, deslocar-se sobre as demais, prender peças e capturar por cima como se estivessem sobre um segundo tabuleiro.

MISSÃO CUMPRIDA!
Finalmente, a batalha bidimensional no tabuleiro incorporou a terceira dimensão: a altura!

 

“LOCKING CHESS”
É o nome que batizei esta nova alternativa de xadrez nas três dimensões.
LOCKING CHESS é um conceito original de xadrez, com grande volume de possibilidades táticas e estratégicas, preservando as características e armadilhas do seu antecessor. É mais complexo porque as possibilidades de ataque e de mate aumentaram com a inclusão de um novo tipo de roque, o “CASTLOCK”, e de dois xeque-mates, o “LOCK-MATE” e o “MATE REFUGIADO”, assim como os meios de defender os Reis e de capturar peças, entre outros recursos especiais como a Sobreposição EN PASSANT.

METAL AFIA METAL
Testando o LOCKING CHESS com alguns amigos no Brasil, EUA e Polônia, constatamos que o Cavalo havia se tornado mais poderoso bem como todas as outras peças, incluindo os Reis e os peões!
Aqueles xeques-mates em menos de cinco movimentos no xadrez ortodoxo eram facilmente neutralizados. E mesmo um amador, se criativo o suficiente, era um adversário tenaz!
As partidas de LOCKING CHESS são complexas e no futuro uma equipe de programadores irá desenvolver engines para estudar este jogo. Eventualmente, haverá bots de LOCKING CHESS também!
Outro efeito positivo do LOCKING CHESS é que a visão do tabuleiro se amplia.
Basta um descuido para aquela peça, sobreposta ou presa embaixo de uma outra peça, participar na partida de forma decisiva.
A propósito, uma observação precisa da posição das peças umas sobre as outras é um exercício excelente para treinar e desenvolver habilidades cognitivas e espaciais.
No LOCKING CHESS há o dobro de primeiros movimentos iniciais e os Reis se tornaram generais espartanos mais ativos para não serem cercados e aprisionados atrás do roque. A notação algébrica dos jogos continua a mesma, apenas sublinhando ou adicionando um asterisco nas jogadas em que uma peça se sobrepõe a outra ou toma seu lugar após uma captura.

O XADREZ FICOU MUITO MAIS DINÂMICO E DESAFIADOR!
Agora até os Reis podem aplicar xeques e vencer quando o outro Rei está preso sob alguma outra peça, ou refugiado e sem saída em cima de outra.
Para manter a rapidez e o equilíbrio, é permitida apenas uma sobreposição por peça no nível do tabuleiro. E as peças que estão em cima da sobreposição podem capturar outras peças que também estão sobrepostas.
Assim, a batalha acontece em terra e no ar, acima do tabuleiro, como se houvesse uma casa virtual no topo de cada peça.
A jogabilidade não foi comprometida e quem já sabe jogar xadrez aprende as novas regras do LOCKING CHESS em apenas uma partida instrucional.
É difícil trapacear aqui porque ainda não há engines programadas com as regras do LOCKING CHESS.
Outro ponto interessante é que os enxadristas não são obrigados a sobrepor suas peças, mas inevitavelmente encontrarão posições onde podem ganhar ou empatar se utilizarem deste engenhoso recurso. Claro que os fantasmas do empate e do stalemate continuam a assombrar, pois também é uma demonstração de criatividade e habilidade conseguir empatar em uma posição supostamente perdida.

No LOCKING CHESS nada mudou no tabuleiro 8×8, assim como o número de peças e peões clássicos, bem como sua configuração inicial. Também é fácil incluir as regras do LOCKING CHESS no Xadrez960 e em outras variantes. As regras oficiais permaneceram inalteradas, como as da captura en passant, dos roques e dos empates, com o acréscimo dos lances especiais da Sobreposição EN PASSANT e do “CASTLOCK” (Vide REGRAS).
E o objetivo final ficou mais evidente e todas as táticas ainda são possíveis, incluindo os dois novos xeque-mates!

Esta partida abaixo é uma pequena amostra do LOCKING CHESS com um LOCK-MATE em 32 lances e fácil de entender:

 

 

 

1.e4           e5

2.Cf3         De8*

3.Bg2*      Bg7*

4.O-O* (Castlock Pequeno)  Cf6

5.Te1         Be5*

6.Ta2*      d5

7.d3           Cc6

8.Be3         d4

9.Bxd4       Cxd4

10.Cxd4    Bd4*

11.Td1*    Ba7*

12.Cb5      Db5*

13.Tb1*    Bg5

14.f3          Bxf3

15.Bf3*     Dxb1*

16.Dxb1    Bg1*

17.Cxc7+   Re7

18.Cxa8    Txa8

19.Ta8*    Ch5

20.gxBf3* Cf4 (ameaça LOCK-MATE com 21. …  Ch3#)

21.Df1       Rf6

22.Bd5      Rg5

23.Bxb7     Rh4

24.Df2+    Bf2*

25.BxTa8*  Rh3

26.Ta2*      h5

27.TxBf2*  h4

28.Tf4*       f6?

29.Dxh4!+  Rxh4

30.Th4*      Cg6

31.Rh2*      CxTh4*

32.Rg3#

1 — 0

 

* Na notação algébrica do LOCKING CHESS, a jogada em que uma das peças se sobrepôs à outra é sublinhada com um traço, grifada ou anotada com o símbolo de um asterisco no final.

 

Há outras PARTIDAS MODELO para compreender as sutilezas das regras do LOCKING CHESS. 

 

O XADREZ RENASCEU COM A ADIÇÃO DA DIMENSÃO QUE LHE FALTAVA, CRIANDO DOIS XEQUE-MATES EXTRAS E TIPOS DE EMPATES NUNCA IMAGINADOS!

Após o xeque-mate normal, o mate mais comum no LOCKING CHESS é chamado de “LOCK-MATE”.

O LOCK-MATE acontece quando um Rei preso sob uma peça está em xeque sem poder se mover, e qualquer outra peça amiga não possa bloquear, capturar ou prender as peças atacantes. Além disso, há partidas em que o LOCK-MATE é aplicado com o Rei, o “ROYAL LOCK-MATE”, dando xeque ao Rei adversário preso sob alguma peça.

Outro xeque-mate inusitado é o “MATE REFUGIADO” em que um Rei sobreposto a uma peça recebe um xeque e não tem outra peça para onde escapar, nem uma casa para descer, outra peça para bloquear ou se defender prendendo a peça atacante. Há também partidas em que se aplica o “MATE REFUGIADO” com o Rei, nos raros e improváveis casos do “ROYAL MATE”.

As partidas terminadas em “ROYAL MATE” e “ROYAL LOCK-MATE” geralmente ocorrem quando os dois imperadores avançam um contra o outro, e a batalha fica muito mais acirrada e cheia de armadilhas e emboscadas ao longo desse duelo.

E quando o único lance legal é de um Rei aprisionado sob uma peça do adversário, a partida termina em “LOCKOUT”. O “DEADLOCK” se aplica a um Rei refugiado sobreposto a qualquer peça e cujo único movimento poderia colocá-lo sob a mira de uma peça inimiga.

LOCKOUT e DEADLOCK são Reis afogados e Stalemate no LOCKING CHESS!

Então, você precisa ter mais cautela ainda…

 

 

“— QUAL A VANTAGEM DE SOBREPOR AS PEÇAS PARA MOVÊ-LAS EM CIMA DAS OUTRAS?”

Significa multiplicar o potencial e o arsenal de ataque e defesa no xadrez!

Porém, a sobreposição de peças e peões nem sempre será uma vantagem e o seu valor não aumentou muito, exceto os Cavalos que, do nível do tabuleiro, podem abater as peças sobrepostas no topo e, quando sobrepostos, também podem capturar as peças nas quais aterrissarem!

E o “dogfight” pode começar muito cedo se o primeiro movimento das Brancas for com a Dama se sobrepondo ao seu Rei em e1 ou ao peão de e2 ameaçando prender o Rei das Pretas em e8 (embora um Cavalo das Pretas jogado em f6 seja suficiente para expulsar rápido esta Dama intrusa).

 

LOCKING CHESS É XADREZ COM ESTEROIDES!

Os enxadristas decidem, a qualquer momento, aproveitar ou não o recurso da sobreposição.

É possível disputar uma partida inteira sem nenhuma sobreposição entre as peças, como uma partida “normal”. Porém, na menor possibilidade de ganhar ou empatar usando o recurso de sobreposição, tudo muda para o lado que aplicar melhor e mais rápido essa manobra.

Não há nada mais prazeroso que flexionar os “músculos” da mente, e LOCKING CHESS é puro movimento mental!

Apesar de ser o inventor do LOCKING CHESS, sei que ainda nem toquei na pelagem dessa criatura recém-nascida!

Agora, para vencer, a memória, a preparação técnica e a concentração terão que entrar em harmonia com a CRIATIVIDADE.

 

Capablanca, Mikhail Tal e Bobby Fischer teriam adorado o LOCKING CHESS!

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